Como o núcleo de Recursos Humanos influencia uma equipe de competição
Na concepção de um carro de alto desempenho e a busca constante pela superação de novos desafios existentes na execução de um projeto de engenharia, o setor de Recursos Humanos de uma Equipe de competição desempenha importantes funções que têm impacto direto no resultado final e no alcance dos objetivos almejados. O Fórmula UFMG conta dentro do seu Núcleo de gestão, com uma área dedicada à gestão de pessoas sendo assim, o principal elo entre os membros e a equipe como um todo, buscando sempre soluções e estratégias que contribuam com o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos graduandos.
O Núcleo de RH da Equipe no que se refere ao desenvolvimento humano, atua desde o recrutamento de novos membros até sua completa integração. É responsável pelas etapas do processo seletivo como o Programa Trainee em que são treinados e inseridos dentro da realidade da equipe, desenvolvendo pequenos projetos que terão aplicabilidade na construção do carro ou vivenciando situações que simulam condições reais de uma competição. Uma vez dentro da Equipe, os novos membros são alocados aos subsistemas existentes e recebem todo o suporte necessário para seu desenvolvimento.
O RH busca continuamente por parcerias para viabilizar treinamentos e workshops de modo a contribuir com a reciclagem de conhecimento, desenvolvimento de novas competências, aprendizagem correta do manuseio e utilização dos recursos da equipe e promoção de uma cultura de inovação e melhoria contínua. Além disso, busca-se dentro do Formula UFMG fazer um melhor acompanhamento e resolução de possíveis conflitos através de relatórios mensais em que os integrantes da equipe tem espaço para exporem problemas enfrentados, divergências, insatisfações ou sugestões, cabendo também ao RH analisar as informações desse feedback e buscar soluções satisfatórias.
REUNIAO
O bom funcionamento da equipe também depende de uma boa administração de condutas e cumprimento do estatuto da mesma. Sendo assim, é papel do RH cuidar para que o estatuto seja adequado e condizente aos valores da Equipe e que os membros atuem dentro do que está especificado. Utiliza-se para isso, o sistema de advertências de modo a alertar o membro de que determinado comportamento é indesejável e que outras medidas poderão ser aplicadas futuramente.
Um dos grandes desafios do Núcleo de RH é realizar o controle de presença dos membros, visto que muitos fatores estão envolvidos, como o horário das disciplinas acadêmicas dos membros e sua adaptação à rotina da equipe, assim como a dificuldade em mensurar a relação entre o cumprimento de tarefas e o número de horas trabalhadas. Atualmente, especifica-se o número de horas obrigatórias a serem cumpridas baseando-se no que seria desejável para o cumprimento do cronograma de projeto e o acompanhamento é realizado por um Banco de Horas, em que os próprios membros registram as horas trabalhadas e as tarefas executadas.
Recentemente, visando solucionar a má comunicação entre o Núcleo de Gestão e os outros setores da Equipe, foi aplicada ao espaço do Fórmula UFMG a metodologia de gestão à vista, ferramenta de gestão e comunicação amplamente utilizada em diversos empreendimentos que disponibiliza informações relevantes de forma simples e direta. Sua implementação se deu a partir da instalação de um quadro de forma a expor de maneira objetiva e eficiente, datas importantes, responsabilidades e informações em geral à todos os membros. Tal metodologia tem sido benéfica à Equipe visto que a constante atualização fornece uma visão mais exata do andamento do projeto, estimula a rápida tomada de decisões além de manter os membros mais integrados.
O Núcleo de RH do Fórmula UFMG trabalha para se tornar cada vez mais eficiente e apto no gerenciamento da equipe e contribuir para seu crescimento, reconhecimento e alcance de bons resultados mas ainda assim, mais do que recrutar, entrevistar ou capacitar, trabalha-se para sermos sempre uma equipe motivada, competitiva e unida por um objetivo comum.