COMPETIÇÃO
No contexto histórico do início do século XX, quando haviam inúmeras fábricas de automóveis nos Estados Unidos, em setembro de 1904 surgiu, em Nova Iorque, a Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade – Society of Automoblile Engineers (SAE). O quadro inicial de associados era formado por 30 membros, sendo Andrew Riker o primeiro presidente e a primeira vice-presidência ocupada pelo visionário engenheiro Henry Ford. Nos anos seguintes outros ilustres ícones da engenharia se filiaram a SAE, dentre eles podem ser citados: Thomas Edison, Glenn Curtiss, Glenn Martin e Orville Wright. Com a chegada desses membros, novas áreas da engenharia passaram a ser representadas pela Sociedade, como os segmentos aeroespacial e naval.
Atualmente, após o seu centésimo aniversário, a SAE é constituída por um grupo de aproximadamente 85 mil pessoas, entre engenheiros, profissionais técnicos, acadêmicos e representantes de governos, em mais de 97 países do globo. Um dos papéis mais importantes da Sociedade é o encorajamento e o suporte ao desenvolvimento cientifico dos estudantes. Um desses programas - Formula SAE/Student - é voltado para universitários dos cursos de engenharia, apresentando 12 diferentes tipos competições entre universidades. São eventos que põe em prática o aprendizado das salas de aulas, desafiando os estudantes a desenhar, construir e testar a performance de um veiculo real em ambiente competitivo. Fazem parte desse programa mais de 4500 estudantes de 500 universidades de todo mundo. Alguns exemplos dessas competições são o SAE AeroDesign, SAE Mini Baja, Demoiselle e Formula SAE.
FORMULA SAE / STUDENT INTERNACIONAL
Formula SAE® é uma competição estudantil de desing, organizada pela SAE Internacional. A primeira competição foi realizada em 1979 no Texas, porém nos modelos Baja ou Mini Indy. Após alguns anos de estudo, alunos e professores da Universidade do Texas contataram o departamento de relações educacionais da SAE e criaram a competição Formula SAE ou Formula Student. A principal modificação nesta nova edição era que os alunos tinham mais contato com toda a engenharia e engrenagem de um carro, e não apenas a parte estrutural como antes no Mini Indy. O objetivo, então, dessa nova competição é projetar e manufaturar um protótipo de carro tipo fórmula de corrida, que será avaliado em diversas categorias, tanto de produção quanto de potencial. Essa competição deverá ser seguida de acordo com regras, que servem para garantir a segurança do evento e promover resoluções inteligentes de problemas.
A competição se expandiu e inclui diversos países. As competições exsistentes são:
Formula SAE Australasia;
Formula SAE Brazil;
Formula SAE Italy;
Formula SAE Japan;
Formula SAE Lincoln;
Formula SAE Michigan;
Formula Student Austria ;
Formula Student Germany;
Formula Student (UK) ;
Em 2006, o Colégio Dartmouth em parceria com a SAE International criou o evento alternativo Formula Hybrid, que, usando os mesmos carros da Fórmula SAE, operam motores a combustão e elétricos.
FORMULA SAE BRASIL
A competição Fórmula SAE BRASIL, assim como as outras competições promovidas pela entidade, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de projetar, fabricar e testar um carro de alto desempenho, proporcionando aos seus participantes uma aplicação prática dos conhecimentos obtidos durante a graduação.
Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL está a caminho da sua 13ª edição. A Competição possui duas categorias: combustão - categoria que participamos - e elétrico. No ano de 2015, na categoria combustão foram 39 equipes participantes e 10 no elétrico.
Confira abaixo nossas colocações nas competições e um pouco sobre as provas da competição:
2010 - 17º na 7ª Competição de Fórmula SAE Brasil;
2011 - 11º na 8ª Competição de Fórmula SAE Brasil;
2012 - 5º na 9ª Competição de Fórmula SAE Brasil;
2013 - 4º na 10ª Competição de Fórmula SAE Brasil;
2014 - 7º na 11ª Competição de Fórmula SAE Brasil;
2015 - 4º na 12ª Competição de Fórmula SAE Brasil;