top of page

PROVAS ESTÁTICAS

As provas estáticas são:

 

O Business Logic Case (BLC): 

    É um relatório, que a equipe deverá entregar contendo informações de custos do produto, pesquisa de mercado, estimativa de volume de vendas e lucratividade, considerando aspectos para um mercado em grande escala. Esse relatório será a base para que juízes examinem as próximas provas e verificiar se o apresentado nelas condizem com o BLC.

 

Prova de Design:
    Nesta prova, os juízes identificarão, de acordo com o BLC, como o time determinou um equilíbrio entre o desing para performance, manufatura e custos, como foram considerados no geral e se essas metas foram alcançadas. O objetivo dos juízes é avaliar o esforço da equipe em fazer uum produto que atenda as demandas de mercado e as de mecânica.

 

Prova de Custos e Manufatura:

    Nesta prova, os juízes identificarão, de acordo com o BLC, se a equipe conseguiu alcançar as metas a para os custos do projeto e seu processo de manufatura, privilegiando os projetos mais baratos e que se encaixam melhor no conceito do lean manufacturing.

O objetivo dessa prova é mostrar aos estudantes que estudar custos e lucratividade é uma tarefa importante para todas as atividades de engenharia.

                   A prova consiste em três etapas:

  1. Etapa 1: “Relatórios de Custos”: deve ser entregue previamente pelo site aos juízes;

  2. Etapa 2: “Discussão”: uma discussão feita com os juízes no dia da competição avaliando o custo do carro e a habilidade da equipe de estimar custos de manufatura;

  3. Etapa 3: “Real Case”: um cenário de caso real será proposto para que os alunos respondam a desafios relacionados aos custos e à manufaturabilidade do veículo.

 

Prova de Apresentação:

    Nesta prova, os juízes identificarão e avaliarão, de acordo com o BLC, se a apresentação está apropriada para o mercado e a estratégia de negócios que o time propôs, defendendo que o seu veículo é o melhor e atende as demandas econômicas para uma produção em larga escala. Nessa prova os estudantes devem tratar os juízes como executivos de uma corporação, que serão investidores, por exemplo, considerando áreas de engenharia, produção, marketing e finanças para serem apresentadas.

 

 

Inspeção de segurança:

    O objetivo da inspeção de segurança é determinar se o veículo condiz com os requerimentos e restrições das regras da FSAE. Essa prova não é uma atividade pontuada e todos os veículos devem passar por ela,ganhando adesivos no carro comprovantando a aprovação na inspeção.

                  Alguns itens de inspeção são:

 

  • Veículo;

  • Formulário de Inspeção Técnica;

  • Pneus para pista seca e molhada;

  • Equipamentos de piloto;

  • Extintor de incêndio;

  • Push Bar;

  • Cópias do Relatório do atenuador de impacto.

 

                A inspeção consiste em 3 partes, que devem seguir a uma ordem:

 

 

  1. ​Inspeção Elétrica e Mecânica: Inspecionar os equipamentos dessa área, verificando se estão de acordo com as regras;

  2. Teste na Mesa de Inclinação: Verificar se o combustível e outros fluidos vazam 45 ° de inclinação lateral, e se há uma estabilidade para capotagem 60º;

  3. ​Teste de ruídos, chave geral, som do carro pronto para partida (veículos elétricos), testes na chuva e de frenagem: Inspecionar cada elemento da área e garantir a segurança.

 

 

    Todos os veículos têm o direito de corrigir erros e passarem por uma nova inspeção. E após passar pela inspeção de segurança e ser aprovado, o veículo está autorizado a participar dos eventos dinâmicos, nos quais a performance será testada na pista, desde que mantenha os adesivos colados no bico do carro.

 

bottom of page