Veja como é feito o chassi de nosso Fórmula SAE
O Chassi é a estrutura básica do carro na qual são acoplados todos os outros subsistemas. Em um automóvel de passeio ele é feito de chapas de aço estampadas, pois a produção em massa favorece o uso desse método. O principal objetivo do Chassi é obter a maior resistência a tensões e rigidez de torção com o menor peso possível, ou seja, deve otimizar a relação peso/resistência. Os carros tipo formula normalmente usam monocoque ou tubular, devido à produção única e especializada.
O Formula UFMG, assim como diversas outras equipes renomadas de Formula SAE, opta pelo uso do tubular de aço 1020, pois esses tubos são encontrados facilmente no mercado e possuem um custo beneficio satisfatório para o alto desempenho do carro.
A confecção do chassi da nossa equipe se inicia com a realização do projeto no software Solid Works, a simulação no Ansys e execução de testes. Após a aprovação dos projetistas, diretores de núcleos e do capitão, começa a etapa de construção. Os tubos são dobrados na oficina utilizando uma máquina especifica e são soldados com o auxilio de gabaritos de madeira e aço de acordo com o projeto.
Um dos maiores desafios da construção de um novo chassi é fazer com o ele esteja harmonizado com todos os outros projetos dos subsistemas, já que é ele que dimensiona o tamanho do carro e uma falta de compatibilidade causa transtornos na montagem dos sistemas do carro.
Segundo o integrante do chassi Heitor Flores, aluno de Engenharia Mecânica, a confecção do chassi é uma das partes mais importantes e interessantes da construção do carro.
Como dita o regulamento da competição Fórmula SAE Brasil, a cada 2 anos a equipe deve construir um novo chassi para o carro. No intervalo desse tempo, o chassi deve ter uma modificação mínima de 25%. Para 2016, ano da construção do novo chassi do TR-05, a equipe tem como principal desafio “cumprir dois anos em um”, ou seja, concluir o projeto e fabricação de um chassi do zero e ainda conseguir fazer um número aceitável de testes.
A equipe se encontra dedicada ao projeto, realizando simulações e avaliando possíveis melhoras no projeto. O clima é de grande expectativa e muito trabalho, já que todos os integrantes anseiam melhorar a 4ª posição da ultima competição e alcançar o pódio.